sábado, 12 de maio de 2007

Parte do que é ser-se DIV

Soneto de separação - Vinicius de Moraes, in "O poeta apresenta o poeta"

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.



* * * * * * * * * * * * *

Isto é parte integrante do que é ser-se DIV. Mas ser DIV é muito mais do isto! Ser DIV é algo mais do que um estatuto social. Ser DIV é também um estado emocional. Por essa mesma razão, há quer ver as DIVs como seres ainda mais complexos, e há que acordar ou reafirmar nelas a vontade de querer ser mais, de se libertarem mais, de viver mais!

Questão: Que sugestões deixam às DIVs do nosso país?

Comentem ;)

3 comentários:

Anónimo disse...

Como é que uma solteirona como eu pode comentar algo tão complexo ou ainda mais complexo do que nós próprias mulheres? :p
Posso dar a minha opinião enquanto leitora de um poema mas penso que me pediram mais que isso, mas no entanto não consigo deixar de dizer que é algo intenso, que nos prende e nos faz voltar aos tempos primórdios de algo que começa mas que acabou, no entanto, continuamos a ser mulheres (desculpem lá gajos), senhoras de nós próprias e com capacidades suficiente para dar sempre a volta por cima, vá meninas, soltem a Jane que há em vocês XD

Anónimo disse...

Cara Sparky... lamento ter que discordar quando afirma que o poema é "mais complexo que as mulheres"... isto porque, vocês, mulheres, são o paradigma da complexidade! Não no sentido depreciativo do termo, mas na grandeza que o mesmo encerra, semântica e sintáticamente! A Mulher é, no meu ponto de vista, o motor da humanidade. Vocês conseguem ser, na mesma pessoa, personalidades tão distintas como mãe, amiga, amante, conseguem até ser "pai", se é que me faço entender, coisa que ao contrário é impossível - não sei porquê, mas é um facto... a feminilidade é provavelmente o grande mistério da natureza, e a vossa maior "arma", nesta guerra dos sexos, que sempre existiu, e cujo final podemos facilmente antecipar... e tudo porque, sendo mulheres, são o que quiserem... há que nos rendermos ao evidente, nós homens, e seguir a velha máxima... "se não as podes vencer... junta-te a elas" :D Beijos para tds as mulheres (DIVs ou nao, lol) e obrigado por existirem!

Anónimo disse...

Sofrer faz parte da vida, faz-nos crescer, faz-nos aprender. Faz com que as coisas boas que nos acontecem valham verdadeiramente a pena.

Há que olhar a separação, o sofrimento, a carga emocional que ela acarreta como mais uma lição de vida. Falar, ou neste caso escrever, é facil, pior é quando se passa por ela, mas ainda assim, há quer ver um lado positivo em tudo, mesmo nas piores tempestades e nos episódios que se nos deparam tão negros.

Mais tarde vamos poder olhar para trás orgulhosas de nós por termos erguido a cabeça e seguido em frente com mais sabedoria na bagagem.

É esta a mensagem que quero deixar a todas as DIV's deste país... ergam as vossas cabeças e sigam em frente, não deixem nunca de procurar a felicidade pois ela está aí algures à vossa espera, em coisas, por vezes tão simples!